5 motivos para higienizar o ar condicionado


Quem tem um aparelho de ar condicionado seja em casa, no trabalho ou no carro, deve ficar atento à higienização desse aparelho, tanto para garantir a boa qualidade do ar que respiramos, assim como para o bom funcionamento do aparelho.


Se você não tem o hábito de higienizar o seu ar condicionado, que tal conhecer cinco motivos?

Evitar ressecamento do muco pulmonar e das vias aéreas
Os brônquios produzem um muco que permitem que o órgão funcione normalmente durante todo o dia. Esse muco, entretanto, pode ser ressecado em ambientes muito secos ou com baixas temperaturas, que são provocados por aparelhos de ar condicionado que não passam por higienizações periódicas. Além de aumentar o risco de doenças pulmonares, a baixa umidade e a temperatura fria podem ressecar também as vias aéreas, que são acessadas através do nariz e da região da traquéia, causando desconforto e irritação nessas mucosas.
Diminuir o risco de transmissão de doenças graves
Aparelhos de ar condicionado sujos representam um grande risco para a nossa saúde. Esses aparelhos permitem a formação de colônias de fungos e bactérias que podem causar doenças respiratórias comuns, como a asma e a bronquite, mas também quadros clínicos mais graves como a doença de Pontiac e a do Legionário.
Essas duas últimas doenças apresentam sintomas desconfortáveis e que se não forem tratados corretamente, podem levar até mesmo a morte, pois podem evoluir para um quadro de pneumonia de difícil controle.
Melhorar o funcionamento do aparelho
O acúmulo de resíduos e poeira nos filtros, turbina e serpentina do ar condicionado podem influenciar no mecanismo do aparelho, que reduz sua produção de ar climatizado para ambientes fechados, gastando mais energia para trabalhar de maneira menos eficiente.
Se você busca reduzir seus gastos de energia e acredita que seu aparelho de ar condicionado anda consumindo demais, talvez seja interessante conferir a limpeza do equipamento!
Reduzir os custos com manutenção
Aparelhos bem higienizados, em geral resultam em menos gastos com manutenção e consertos a longo prazo, já que a limpeza pode garantir um melhor funcionamento desse equipamento.
Essa economia com manutenção é um ótimo motivo para você garantir a higienização de ar condicionado dentro dos prazos estabelecidos pela Vigilância Sanitária e pelo fabricante do aparelho que você adquiriu.
Garantir a climatização correta do ambiente
Você já sabe que um aparelho de ar condicionado sujo trabalha de maneira muito menos eficiente e consumindo um alto volume de energia. Porém, talvez não saiba que essa queda de produtividade do aparelho resulta em uma climatização mal feita dos ambientes da sua casa ou do seu local de trabalho, pois os resíduos acumulados nos filtros e turbina do equipamento funcionarão como barreiras físicas impedindo a produção do ar na temperatura desejada.

Esses são apenas cinco dos vários motivos para ajudar você a criar o hábito de higienizar seu ar condicionado regularmente. Você já sabia da importância desse cuidado com a manutenção do seu aparelho? Deixe seu comentário sobre esse assunto! #mudeoclima


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como remover a cola da etiqueta do ar-condicionado?

Os riscos e cuidados com a instalação de ar-condicionado